As abelhas e suas características positivas
Publicado por Lauro Pogozelski em Insetos · 7 Novembro 2021
Introdução
As abelhas são insetos parentes das vespas e das formigas. Elas vivem em todas as partes do mundo, exceto na Antártica. Existem mais de 20 mil espécies de abelhas. As mais conhecidas são as abelhas melíferas (isto é, que produzem mel) e as mamangavas, ou abelhões.
Os humanos criam abelhas há cerca de 4 mil anos, por causa do mel e da cera. A cera de abelha é usada para fazer velas, pomadas e outros produtos.
Características físicas
Uma abelha adulta tem entre 2 milímetros e 4 centímetros de comprimento. A maior parte das abelhas é preta, muitas vezes com listras amarelas ou marrons. Seu corpo, pequeno e duro, é coberto de pelos e tem, como todo inseto, seis patas. As abelhas têm duas asas, cinco olhos e partes da boca que atuam como uma longa língua. As fêmeas têm ferrão e podem picar, mas os machos, não.
Papel da abelha na polinização
As abelhas conseguem seu alimento nas flores. Esse alimento consiste em um líquido açucarado chamado néctar e em um pó chamado pólen. As abelhas transformam o néctar em mel. Elas alimentam os filhotes com mel e com pólen. Ao passar de uma flor para outra, as abelhas espalham um pouco de pólen, cumprindo uma tarefa muito importante para a natureza. Quando o pólen de uma flor entra em outra da mesma espécie, a planta que recebeu o pólen consegue formar sementes, que gerarão novas plantas e, assim, novas flores.
A polinização é necessária para o crescimento de muitos tipos de frutas e hortaliças. Em alguns locais, agricultores “alugam” abelhas e as mantêm em sua propriedade temporariamente para que elas realizem a polinização dos cultivos.
Comportamento
A maior parte das abelhas vive em pequenas famílias, mas há algumas que vivem em grupos grandes e organizados. Nessa categoria de abelhas sociais estão as melíferas e alguns abelhões. Elas se dividem em classes. A maior parte das fêmeas pertence ao grupo das abelhas operárias. As operárias coletam o pólen, constroem o ninho e cuidam dos filhotes.
Fonte:
https://escola.britannica.com.br/artigo/abelha/480760#:~:text=A%20maior%20parte%20das%20abelhas,%2C%20mas%20os%20machos%2C%20n%C3%A3o.